Pretendemos contribuir para a existência de um ambiente musical rico no Concelho de Vila do Conde.

Assim, as escolas do PROFILAR contam no seu corpo docente com profissionais habilitados com o curso superior de Música e devidamente certificados profissionalmente para lecionar na área do Ensino Artístico Especializado de Música.

Este facto, configura, desde logo, este projeto como uma oferta de excelência no âmbito desta tipologia do ensino artístico.

O PROFILAR apresenta 3 fases de implementação:

1ª fase – Formação

A primeira fase é transversal a todo o projeto, tendo como objetivo a criação de uma base sólida de músicos no Concelho.

Foram criadas três valências formativas: Escola de Canto, Escola de Sopros e Escola de Cordas, que asseguram uma formação contínua de qualidade, essencial à consumação do projeto.

2ª fase – Constituição de valências performativas

A segunda fase consiste em, paralelamente à formação contínua, promover a criação de um Coro Adulto, de um Coro Infantil, de uma Orquestra de Sopros (Banda Filarmónica) e de uma Orquestra de Cordas.

Estes Coros e Orquestras terão como base os formandos das escolas do PROFILAR, à qual se juntarão alunos do Conservatório de Música de Vila do Conde, alunos de outras escolas, bem como músicos amadores e profissionais que se revejam neste projeto.

No que concerne às Orquestras, começarão por ser desenvolvidos pequenos Ensembles no seio das escolas do PROFILAR, cuja evolução levará à constituição destas formações.

3ª fase – Implementação de uma Orquestra Filarmónica

A terceira fase terá como objetivo a implementação de uma Orquestra Filarmónica, resultante da junção de elementos da Orquestra de Sopros e da Orquestra de Cordas.

A base desta formação será constituída pelos músicos/formandos que mais se destacarem nas orquestras de sopros e cordas do PROFILAR, bem como alunos do Conservatório de Música de Vila do Conde, alunos de outras escolas, e músicos amadores e profissionais que se revejam neste projeto.

Numa primeira fase, esta orquestra poderá funcionar em formato de estágio (uma semana intensiva) que culminará com um concerto, com possibilidade de replicação.

Paralelamente às orquestras, o Coro de Vila do Conde e o Coro Infantil de Vila do Conde continuarão a sua evolução formativa colaborando, sempre que possível, com as formações orquestrais do PROFILAR.