Com o objetivo de promover e democratizar o acesso ao ensino da música, criamos o PROFILAR – Projeto Filarmónico de Vila do Conde.
Trata-se de uma aposta cultural da Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC), constituída por três projetos de intervenção na área da música junto da comunidade: Escola de Canto, Escola de Sopros e Escola de Cordas.
A direção pedagógica e artística deste projeto é assegurada pelo Conservatório de Música de Vila do Conde.
História
- Em janeiro de 2015 deu-se início à idealização do PROFILAR.
- Foi proposto em agosto desse ano à Junta de Freguesia de Vila do Conde, que desde logo se associou ao projeto, apoiando-o financeiramente.
- O projeto arrancou, em outubro de 2015, com o Coro de Vila do Conde, valência que depois viria a ser integrada na Escola de Canto.
- Em janeiro de 2017, começou a atividade letiva da Escola de Sopros e em novembro do mesmo ano, deu-se início à Escola de Cordas, concluindo-se assim a instalação da primeira fase do projeto.
- No mês de novembro de 2018, começou a atividade formativa do Coro Infantil de Vila do Conde, integrada na Escola de Canto.
- A partir de Janeiro de 2019, a Escola de Canto passou a disponibilizar a oferta formativa de Técnica Vocal e a partir de novembro do mesmo ano a oferta formativa de Estúdio de Ópera.
Objetivo
O principal objetivo do PROFILAR é a promoção e a democratização do acesso ao ensino da música, tendo em vista a criação de público e de “viveiros” musicais.
Acreditamos que, no futuro, esta ação, contribuirá para a existência de um ambiente musical rico, no Concelho de Vila do Conde.
É também objetivo deste projeto, promover no Concelho de Vila do Conde a criação de um Coro adulto e de um Coro infantil, de uma Orquestra de Sopros (Banda Filarmónica), de uma Orquestra de Cordas e de uma Orquestra Filarmónica.
Especificidades do PROFILAR
- O PROFILAR não é apenas mais uma escola de música. É um projeto integrador, que pretende envolver a Comunidade;
- Os objetivos do PROFILAR são essencialmente Sociais e Filarmónicos;
- A metodologia pedagógica do PROFILAR é exclusivamente baseada na prática de conjunto;
- Os instrumentos ensinados nas escolas do PROFILAR são os instrumentos utilizados na prática orquestral;
- Os formandos do PROFILAR não necessitam comprar instrumento, uma vez que a escola o disponibiliza para as aulas.