O PROFILAR – Projeto Filarmónico de Vila do Conde é constituído por três projetos de intervenção na área da música junto da comunidade: Escola de Sopros, Escola de Cordas, Escola de Canto e a partir do mês de abril de 2023, Escola de Rock.

​A direção pedagógica e artística deste projeto é assegurada pelo Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde.

Além de classes de ensemble, estão disponíveis aulas individuais de instrumento a todos os interessados a partir do mês de março de 2023.

As 4 ESCOLAS do PROFILAR

Escola de Sopros

Iniciado em janeiro de 2017, o projeto Escola de Sopros tem como objetivo promover a implementação, em larga escala, do ensino de instrumentos de sopro (Instrumental Class Band).

Escola de Cordas

Iniciado em novembro de 2017, a Escola de Cordas tem como objetivo promover a implementação do ensino de instrumentos corda friccionada (Violino, Viola d’Arco e Violoncelo).

Escola de Canto

Iniciado em outubro de 2015, a Escola de Canto tem como objetivo promover a prática coral, dotando, paralelamente, os seus intervenientes de uma adequada técnica vocal.

icon-canto

Escola de Rock

Iniciada em abril de 2023, a Escola de Rock tem como objetivo promover a prática de instrumentos de banda de garagem, dotando, paralelamente, os seus intervenientes de uma adequada técnica instrumental.

Escola de Canto – Formações e ofertas disponíveis

Coro Vila do Conde

Iniciado em outubro de 2015, o Coro de Vila do Conde tem como objetivo promover a prática coral, dotando os seus intervenientes de uma adequada técnica vocal. Apresenta uma atividade regular, participando em vários concertos anuais.

Coro Infantil

Participam neste projeto crianças entre os 6 e os 12 anos, que apresentem qualidades vocais de excelência. Estas crianças são escolhidas, através de provas públicas, de entre todas as crianças do Concelho de Vila do Conde, interessadas em participar.

Não disponível momentaneamente 

Técnica Vocal

Em funcionamento desde janeiro de 2019, a classe de Técnica Vocal do projeto Profilar visa o aperfeiçoamento da técnica vocal dos alunos com o objetivo de alcançar competências de colocação e de domínio da voz, num âmbito mais especializado.

Estúdio de Ópera

Em novembro de 2019, o projeto Profilar deu início formal ao Estúdio de Ópera. Trata-se de um complemento formativo às aulas de técnica vocal, com o objetivo de dotar os alunos de uma capacidade de expressão artística mais efetiva.

Escola de Sopros – Formações e ofertas disponíveis

icon-coro

Ensemble de Sopros

Podem participar neste projeto indivíduos com idade igual ou superior a 12 anos, que serão colocados em instrumentos de sopro conforme a disponibilidade do instrumental Yamaha Classband no momento da sua inscrição.

 

icon-sopro

Aulas Individuais

A partir de março de 2023, é disponibilizada a oferta de aulas individuais de flauta transversal, trompete, trombone, saxofone, entre outras possibilidades instrumentais que visam o aperfeiçoamento individualizado da técnica do instrumento escolhido

Escola de Cordas Friccionadas – Formações e ofertas disponíveis

icon-coro

Ensemble de Cordas Friccionadas

Podem participar neste projeto indivíduos com idade igual ou superior a 12 anos, que serão colocados em instrumentos de sopro conforme a disponibilidade do instrumental Yamaha Classband no momento da sua inscrição.

 

icon-cordas

Aulas Individuais

A partir de março de 2023, é disponibilizada a oferta de aulas individuais de violino, violoncelo, contrabaixo, entre outras possibilidades instrumentais que visam o aperfeiçoamento individualizado da técnica do instrumento escolhido

Escola de Rock – ofertas disponíveis

icon-cordas

Aulas Individuais

A partir de março de 2023, é disponibilizada a oferta de aulas individuais de instrumentos de banda de garagem como guitarra elétrica, baixo elétrico, teclas e bateria entre outras possibilidades instrumentais que visam o aperfeiçoamento individualizado da técnica do instrumento escolhido


Implementação

​O PROFILAR apresenta três fases de implementação:

1ª fase – Formação

A primeira fase é transversal a todo o projeto, tendo como objetivo a criação de uma base sólida de músicos no Concelho.

Foram criadas três valências formativas: Escola de Canto, Escola de Sopros e Escola de Cordas, que asseguram uma formação contínua de qualidade, essencial à consumação do projeto.

Atualmente foi adicionada ao projeto a Escola de Rock, que intenta apetrechar os alunos de capacidades com o objetivo de constituirem a sua própria banda de garagem.

2ª fase – Constituição de valências performativas

A segunda fase consiste em, paralelamente à formação contínua, promover a criação de um Coro Adulto, de um Coro Infantil, de uma Orquestra de Sopros (Banda Filarmónica) e de uma Orquestra de Cordas.

Estes Coros e Orquestras terão como base os formandos das escolas do PROFILAR, à qual se juntarão alunos do Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde, alunos de outras escolas, bem como músicos amadores e profissionais que se revejam neste projeto.

No que concerne às Orquestras, começarão por ser desenvolvidos pequenos Ensembles no seio das escolas do PROFILAR, cuja evolução levará à constituição destas formações.

3ª fase – Implementação de uma Orquestra Filarmónica

A terceira fase terá como objetivo a implementação de uma Orquestra Filarmónica, resultante da junção de elementos da Orquestra de Sopros e da Orquestra de Cordas.

A base desta formação será constituída pelos músicos/formandos que mais se destacarem nas orquestras de sopros e cordas do PROFILAR, bem como alunos do Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde, alunos de outras escolas, bem como músicos amadores e profissionais que se revejam neste projeto.

Numa primeira fase, esta orquestra poderá funcionar em formato de estágio (uma semana intensiva) que culminará com um concerto, com possibilidade de replicação.

Paralelamente às orquestras, o Coro de Vila do Conde e o Coro Infantil de Vila do Conde ( suspenso à data) continuarão a sua evolução formativa colaborando, sempre que possível, com as formações orquestrais do PROFILAR.