PROJETO FILARMÓNICO de VILA do CONDE

Com o objetivo de promover e democratizar o acesso ao ensino da música, criamos o PROFILAR – Projeto Filarmónico de Vila do Conde.

Trata-se de uma aposta cultural da ADAPVC – Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, constituída por três projetos de intervenção na área da música junto da comunidade: Escola de Canto, Escola de Sopros e Escola de Cordas.

A direção pedagógica e artística deste projeto é assegurada pelo Conservatório de Música de Vila do Conde.

FUNDAÇÃO

Em janeiro de 2015 deu-se início à idealização do PROFILAR. Foi proposto, em agosto desse ano, à Junta de Freguesia de Vila do Conde, que desde logo se associou ao projeto, apoiando-o financeiramente.

O projeto arrancou, em outubro de 2015, com o Coro de Vila do Conde, valência que depois viria a ser integrada na Escola de Canto.

Em janeiro de 2017, começou a atividade letiva da Escola de Sopros e, em novembro do mesmo ano, deu-se início à Escola de Cordas, concluindo-se assim a instalação da primeira fase do projeto.

No mês de novembro de 2018, começou a atividade formativa do Coro Infantil de Vila do Conde, integrada na Escola de Canto.

A partir de Janeiro de 2019, a Escola de Canto passou a disponibilizar a oferta formativa de Técnica Vocal e, a partir de novembro do mesmo ano, a oferta formativa de Estúdio de Ópera.